Desabafo de mãe... Ser mãe é feliz no caos!
Engraçado como no mundo virtual as pessoas nunca (ou quase nunca) se dispões a mostrar o "lado B" das coisas. Na blogosfera materna não é diferente! Raramente compartilhamos momentos de stress. Claro, ninguém quer ler coisa ruim, eu sei, mas entre mães, as vezes, para quem lê, dá aquela sensação de que as coisas que desgastam só acontecem com a gente....
E foi num dia de cão desses que postei um desabafo num grupo de mães que participo e li, dentre os tantos e tantos comentários, uma das coisas mais lindas e verdadeiras que poderia ler a respeito de maternidade, cansaço e felicidade. Então, pedi a autorização da minha amiga Mel, mãe da linda Valentina, para compartilhar nossa conversa aqui...
Foi assim:
"Elisa disse:
Para as mamães que NÃO trabalham fora!!!! Me ajudem!!!
-sou só eu que sinto falta de conversar com gente grande?
-sou só eu que sinto falta de banhos demorados?
-sou só eu que vivo cansada?
-sou só eu que nunca tenho tempo pra mim?
-sou só eu que me sinto alienada?
-sou só eu que me arrependo de sentir falta dessas coisas porque mesmo sentindo falta estou vivendo a fase MAIS FELIZ da minha vida?
Todo mundo acha que a mãe que fica em casa tem vida de madame... Poxa, nem de loooonge é assim..."
"Mel disse:
Sabe, você sabe que existe um preconceito muito grande com a mulher que fica em casa para cuidar dos filhos. A pergunta é sempre, então você está SÓ em casa? O que você faz o dia todo? HA HA HA tem que rir...
Do mesmo modo que existe esse preconceito, acho também q existe um romantismo, uma ilusão sobre a maternidade. Eu amo ser mãe, como já te disse, é a melhor parte da minha vida! Mas isso não muda o fato de que há sim obstáculos, somos humanas e como tudo na vida, cada escolha é uma renúncia. Renunciamos a uma vida agitada fora de casa para estarmos presentes no nosso lar. Mas, convenhamos, não é porque eu amo ficar com a minha menininha, não significa que não sinto falta dos meus outros papéis além de ser mãe. Nada é preto no branco, e uma coisa não exclui a outra!
Sobre os amigos... Ah, os amigos solteiros fogem quando se tem um bebê! Será q pensam que é contagioso?! Atualmente tenho uma amiga constante na minha vida que não é mãe! Temos a terça de filmes e isso me faz um bem danado! Não conversamos sobre fraldas, ou sobre alimentação infantil... E ela não tenta me convencer sobre o perigo do danoninho! Ela traz as notícias do mundo de lá pra mim... e eu nesses momentos fico com uma ponta de inveja! Mas vá lá, tenho que ter vergonha disso?! É claro que não! Sou um ser complexo, tenho todos os sonhos do mundo, queria ter duas vidas! É essa sensação de não completude é o que nos faz estar sempre em movimento! Por outro lado, ganhei muitas amigas que falam a mesma língua que eu! Mães maravilhosas, pessoas que eu admiro muito, como você Elisa!
E o cansaço!!! Valha-me Deus! Nem quando eu fazia faculdade, trabalhava e estudava pra concurso eu fiquei tao cansada! Ter um filho exige muito! Mas é a melhor coisa do mundo! Ter um filho muda tudo, muda suas prioridades... Faz um domingo parecer um dia normal e uma segunda ficar espetacular por causa daquela palavra nova! Tem coisa mais maravilhosa do que escutar um"mamaimm" e ganhar um beijo babado, isso às 6 da matina de um sábado de chuva! Não tem... Mas come on! Eu ainda assim gostaria de dormir até tarde com aquele barulhinho de chuva! Como disse, uma coisa não anula a outra!
Eu tô numa fase faça você mesma! Eu que faço minha sobrancelha, faço minhas unhas... Isso porque eu não tenho ninguém que fique com minha furacãozinha pra ir ao salão! Tô feliz?! To demais... Mas eu bem q queria passar o dia no salão despreocupada! Mas isso não vai acontecer... Porque eu perdi essa despreocupação! Aquela sensação de sentar em um bar e beber um chopp sem hora pra voltar! Mas a vida traz compensações... E eu to olhando agora pra minha compensação, dormindo feito um anjo, me fazendo crer que tudo vale a pena só por poder olhar pra esse rostinho que só me traz paz!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário