sábado, 14 de abril de 2012

Coisas que não me disseram sobre a maternidade: O amor!

Quando a gente engravida, não faltam pessoas e mais pessoas contando mil coisas de como é a maternidade. De fato muitas coisas são verdade, mas a maioria você aprende sozinha. Umas mais fáceis outras bem doloridas. Das milhares separei algumas aqui para dividir com futuras mamães e saber das mais experientes, o que ainda me espera!
Para começar, pensei em começar falando do mais misterioso de todos os sentimentos: o amor!
Amor de mãe é amor de mãe! Juro gente! E até hoje não conheço nada parecido. Muitas pessoas me perguntam que diacho é esse amor de mãe que todo mundo fala . É de fato não acredito que exista algo para comparar, só sabe quem sente.
E acredito que é justamente por conta deste amor monstruoso (no sentido da grandeza) que as escolhas maternas se tornam tão difíceis. Mais difícil ainda é julgar essas escolhas. Quer um exemplo? A mãe que escolhe ficar em casa para cuidar dos filhos é por amor. Se ela escolhe trabalhar fora também é por amor. E quem pode dizer o que é certo ou errado em escolhas baseadas em amor?
Esse mesmo amor é responsável por toda aquela coragem e força que sentimos a partir do momento que sabemos do resultado do teste de gravidez. Meio aquilo de mãe leoa sabe? Um sentimento instintivo de proteção e cuidado que nos acompanha e se fortalece a cada dia, a cada sorriso banguela, a cada passinho, cada conquista.
Sabe aquela coisa que faz das mães pagarem mico na rua? Chorarem nas apresentações na escola? Tirarem mil fotos uma atrás da outra? Falarem sobre os filhos por horas seguidas? É este amor que faz isso.
E é este amor também responsável pelos nossos sorrisos e lágrimas. Sorrisos por nada muitas vezes. E mãe precisa de motivo para sorrir? Ser mãe já basta, preenche e transborda. E lágrimas sim, afinal vivemos em um mundo que é muitas vezes cruel com nossos filhos e isso dói muito mais do que se fosse com a gente, concorda?
Enfim, por mais que me dissessem, eu perguntasse ou tentasse imaginar não entendia e nem conhecia a dimensão desse sentimento, nem a força que ele possui até a chegada da maternidade.


2 comentários:

  1. Querida amiga, estou escrevendo isso e vc ainda está na maternidade com a linda Maria Vitória ao seu lado! Vc não imagina a minha alegria qdo soube que ela tinha nascido e que vcs duas estavam ótimas!!!Sei que foi um susto, mas Graças a Deus deu tudo certo! Deus te abençoe minha querida, parabéns pela linda filha! Desejo a vc e a toda a sua familia muita FELICIDADE! Esse ultimo texto que vc escreveu é PERFEITO, como mãe que sou tbm, posso dizer que vc colocou no papel tudo que sinto, tudo O QUE TODAS as mães sentem e pensam! LINDÍSSIMO PARABÉNS Fiquem com Deus BJOS

    ResponderExcluir
  2. Célia, querida! hoje apareci por aqui rsrsrs parece que minha ficha ainda não caiu com a chegada da Maria Vitória!!! que coisa maravilhosa, presente de Deus!!! Todos aqui em casa repletos de felicidade... Sim, querida, foi um susto daqueles mais graças ao nosso Deus está tudo ótimo.. vou postar como tudo aconteceu, aí você fica sabendo direitinho!!! Que Deus também te abençoe.. Beijo grande ♥

    ResponderExcluir